O Ensino Infantil do Colégio Diocesano Valdemar Alcântara (CDVA) é a primeira etapa da educação básica e o fundamento do processo educacional tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças de 2 até 5 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, ético, cultural, sócio-histórico, cognitivo, perceptivo motor, afetivo e social, enfim, exercendo sua função sociopolítica complementando a ação da família.
Nossa proposta é baseada em um tripé educacional (pedagogia baseada em projetos, estudo colaborativo e educação socioemocional) considerando os eixos norteadores da educação infantil que são as interações e as brincadeiras, assegurando ao desenvolvimento das crianças os seis direitos de aprendizagem segundo a BNCC, a saber
Nos relacionamentos entre crianças e adultos, dialogando e ampliando o conhecimento de si e do mundo, respeitando as singularidades e as diferenças.
Através de jogos e brincadeiras cotidianas, ampliando e diversificando o brincar em diferentes espaços e tempos, contemplando suas potencialidades, habilidades sociais, emocionais, cognitivas e corporais.
Envolver-se ativamente no decorrer de todo o processo das atividades propostas, desenvolvendo diferentes linguagens, autonomia e elaborando conhecimentos.
Aprender a partir da exploração de elementos concretos e simbólicos possibilitando experiências significativas e assim tornando amplo seus saberes sobre as diversas modalidades de cultura.
Apresentar materiais e situações variadas possibilitando que as crianças escutem e se expressem, dessa forma, amplia-se a suas experiências tornando mais significativo o processo de aprendizagem.
Estimular as crianças a se perceberem no mundo como protagonistas, conhecendo suas habilidades e limitações e construindo sua identidade pessoal, social e cultural.
A Base também estabelece cinco Campos de Experiência organizados de forma a apoiar o professor no planejamento de sua prática intencional. Dessa forma, indicam quais são as vivências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva colocando-a no centro do processo educativo:
- O eu, o outro e o nós;
- Corpo, gestos e movimentos;
- Traços, sons, cores e formas;
- Escuta, fala, pensamento e imaginação;
- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
Promovendo dessa forma vivências através de ações lúdicas, significativas e contínuas, tendo como eixo norteador as interações e as brincadeiras. Isso quer dizer que o foco do nosso trabalho equaciona, continuamente, aquilo que a criança traz de suas experiências de vida.