Blog CDVA

Educando para a vida, construindo futuros: a educação integrativa do CDVA 

IMG_3612

O ensino integral é aquele que educa para além da sala de aula, pautado na formação contínua do indivíduo como um todo. Essa integralização da educação potencializa o aluno, trabalhando questões cognitivas, sociais, físicas e socioemocionais. Desde a educação infantil até o Ensino Médio, os alunos são incentivados pelo CDVA a se desenvolverem integralmente, também trabalhando os valores e princípios cristãos.

O Colégio Diocesano Valdemar Alcântara (CDVA) trabalha a partir do Tripé Pedagógico: Pedagogia Baseada em Projetos, ressaltando o protagonismo dos alunos, a persistência e autogestão; Educação Socioemocional, trabalhando a autoconfiança e a resiliência emocional e a Aprendizagem Colaborativa, se guiando para incentivar a iniciativa social dos estudantes. Para a diretora, Eliene Maciel, educar vai muito além de conteúdos pragmáticos: “Acreditamos que educar é mais do que ensinar conteúdos; é desenvolver o aluno como um ser completo, onde os aspectos cognitivo, físico, socioemocional e espiritual caminham juntos”.

Nestes últimos anos o colégio tem sido referência no quesito educação no Ceará. Os alunos do CDVA estão a cada dia conquistando mais espaços nas olimpíadas nacionais, o que exige um grande preparo não só educativo, mas também emocional, seguem também desenvolvendo múltiplas habilidades dentro do ambiente escolar, graças aos projetos da escola. Como resultado deste incentivo, este ano 16 alunos do CDVA foram medalhistas da ONEE – Olimpíada Nacional de Eficiência Energética.

Para o ano de 2025 a perspectiva é ainda melhor pois o colégio CDVA fechou uma parceria com a excelentíssima Escola da Inteligência, material desenvolvido pelo renomado psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury o qual oferece um vasto aprendizado socioemocional através de materiais lúdicos e dinâmicos, como: canções, histórias e atividades diversas. A Escola da Inteligência será utilizada da educação Infantil até o Ensino Médio, sendo devidamente adaptada a cada contexto, buscando sempre potencializar o crescimento dos alunos.

Falando em educação integral, é importante mencionar a importância da atividade física na vida dos jovens. O esporte vai além do condicionamento físico, é uma ferramenta para ensinar valores como disciplina, respeito, cooperação e perseverança. 

Na sexta-feira, dia 18 de outubro, o colégio celebrou mais uma edição da Copa CDVA que faz parte da formação integral, compromisso do colégio com os alunos. O evento se destaca na cidade de Quixadá por promover a prática de esportes e fomentar a boa competitividade entre os colégios da cidade. As modalidades foram handebol, vôlei e futsal e a competição abrangeu categorias femininas e masculinas, subdivididas de acordo com a idade dos jogadores (Sub 13, Sub 15 e Sub 18).

Para o professor Wendel Brito, um dos organizadores desta edição: “A Copa CDVA, uma competição esportiva que reúne escolas públicas e privadas da nossa cidade, é um evento que transcende o mero aspecto competitivo. Ela simboliza a união, o respeito e a amizade entre as instituições educacionais, promovendo valores que vão muito além do campo. É um momento em que alunos, professores e famílias se reúnem para celebrar o esporte e a camaradagem.”

Um importante momento para integração entre diferentes colégios de Quixadá e até mesmo entre os alunos de diferentes turmas dentro do próprio colégio. Para a professora Kamila, organizadora da Copa CDVA, é uma oportunidade para os alunos fazerem novos amigos e aprenderem a lidar com a vitória e a derrota de uma forma saudável, sendo muito mais do que competir, também sobre criar laços e aprender a valorizar o trabalho em equipe.

A prática esportiva contribui significativamente para o desenvolvimento físico, mental e social dos jovens, com a realização da Copa CDVA, o colégio reforça seu papel como incentivador da cultura esportiva local, proporcionando um evento que valoriza o talento dos jovens de Quixadá. Para João Luís, organizador desta edição, o desejo de ser atleta, de cuidar do corpo, disciplina e respeito pelos outros são alguns dos vários benefícios advindos pela Copa CDVA para a saúde mental dos jovens. 

Classificado como primeiro lugar, com 115 pontos ficou o Colégio Diocasano Valdemar Alcântara, em segundo lugar, com 80 pontos foi classificado o Colégio Sagrado Coração de Jesus e com 65 pontos foram classificados para o terceiro lugar a Escola de Ensino Médio Gonzaga Mota.

O apoio à prática esportiva é uma prioridade para o CDVA, e a competição é uma oportunidade de inspirar novos atletas a buscarem seus sonhos. O Colégio Diocesano Valdemar Alcântara parabeniza os campeões, agradece a todos que participaram e se orgulha de continuar promovendo esses valores e de proporcionar momentos inesquecíveis para seus alunos e toda a comunidade escolar.