A escola se configura enquanto espaço de sociabilidade e organização da vida em grupo, todavia, como parte integrante do contexto social, o ambiente escolar é permeado de conflitos que assolam a vida em comunidade.
Nesse sentido, compreendendo o papel social da escola, trabalhamos com temáticas transversais, durante o ano letivo, numa proposta interdisciplinar, através de projetos que objetivam promover ações capazes de despertar a consciência crítica dos (as) estudantes, ao tempo em que conscientizam suas emoções e ações, sobretudo no que se refere a conviver harmonicamente em grupo.
Para tanto, viabilizamos atividades como produções artísticas, debates e rodas de conversas e vivências socioemocionais em que enfatizamos a importância da tolerância em situações conflituosas e, por outro lado, demonstramos os impactos das consequências de ações que caminham na contramão do diálogo e do respeito.
Todavia, somos conscientes de que a convivência diária é complexa e desafiadora visto que o ambiente escolar oportuniza vivências diversas à crianças e jovens que estão em processo de formação e aprendizagens. Convivências essas que muitas vezes são dolorosas e invasivas como é o caso do Bullying, uma prática sistemática de violência (física, verbal e ou emocional) que ainda permeia o contexto escolar, apesar das intervenções didáticas que promovemos dentro e fora das salas de aula.
Esses episódios, contudo, nos ajudam a concentrar energias em ações que dialogam com nosso papel formador e também interferem na percepção dessas crianças e jovens sobre a importância do respeito mútuo e da empatia com as demais pessoas com quem convivem, viabilizando assim o despertar coletivo do “Sim pela paz!”
Valéria Soares