O Ensino Infantil do CDVA é a primeira etapa da educação básica e o fundamento do processo educacional tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças de 2 até 5 anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológico, ético, cultural, sócio-histórico, cognitivo, perceptivo motor, afetivo e social, respeitando o ser criança, trabalhando com a linguagem do brincar, exercendo sua função sociopolítica complementando a ação da família.
O Ensino Fundamental I do CDVA é uma etapa que visa educar com atividades que lhe possibilitam desenvolver diferentes habilidades e competências para a descoberta de conhecimentos que serão utilizadas no seu cotidiano, a fim de contribuir na sua formação intelectual, social e cristã, tornando-o um cidadão crítico, criativo e solidário.
O Ensino Fundamental II do CDVA educa os alunos como protagonistas da sua própria história, através das habilidades e competências desenvolvidas por eles e fomentadas pela escola em sua proposta macro. A nossa proposta entende os estudantes como seres integrais, capazes de investigar e de compreender temáticas múltiplas e complexas de maneira interdisciplinar, incentivadas por nossa pedagogia baseada em projetos, em que os princípios éticos, morais e científicos são desenvolvidos diariamente por meio de um modelo de aprendizagem colaborativa que, por sua vez, viabiliza a formação de adolescentes capazes de compreender o valor da solidariedade, baseada nas teorias cristã.
O Ensino Médio, etapa de saída da educação básica, tem por finalidade desenvolver atividades que ajudem o aluno a descobrir e aplicar diferentes conhecimentos, exercitando a pesquisa, a discussão com indagações e argumentos sólidos, tornando-o, assim, um indivíduo autônomo, responsável, crítico, capaz de acreditar no seu potencial e respeitar as individualidades dos outros, interagindo no meio em que vive, contribuindo assim para o progresso do país. Temas transversais conforme a proposta do calendário anual garantida em nosso tripé educacional de Educação Integrada somando as dimensões cognitiva, socioemocional, espiritual e cultural para formação cidadã estão contidas em nosso macroprojeto MOCALI.
O Colégio Diocesano Valdemar Alcântara (CDVA) oferece um ensino voltado para o desenvolvimento do aluno como um todo, por meio de metodologia alicerçada desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Nossa pedagogia baseia-se em um programa formativo, com propostas de aprendizagem que incluem inúmeros conhecimentos de vivências científicas, sociais e culturais, respaldadas e viabilizadas por nosso tripé educacional de Educação Integrada: Pedagogia Baseada em Projetos; Aprendizagem Colaborativa e Educação Socioemocional. Na escola católica, com efeito a igreja participa do diálogo cultural com sua contribuição original e propulsora do verdadeiro progresso na formação integral do homem.
Trabalhando temas concretos e importantes para a nossa sociedade, através dos projetos pedagógicos nossas crianças e jovens se tornam protagonistas e responsáveis por suas formações, conjugando teoria e prática no processo de aprendizagem.
Aulas com interação em grupo como estratégia para que os estudantes mediem e intermediem a aprendizagem e desenvolvam um clima de apoio mútuo e solidário.
Trabalhando em formar pessoas completas, capazes de terem relações saudáveis, identificando e gerenciando suas próprias emoções, desenvolvendo a empatia e mediando os próprios conflitos.