No universo da educação, a gestão é mais do que simplesmente administrar. É um ato de sensibilidade, um compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos e o bem-estar de toda a comunidade escolar. No Colégio Diocesano Valdemar de Alcântara (CDVA), essa abordagem ganha vida através da visão e liderança da diretora Eliene Maciel e da vice-diretora, Yara Nobre, profissionais comprometidas com uma gestão baseada na escuta e na sensibilidade.
“Fazer o papel de gestão é sempre um desafio, seja como diretora, administradora, coordenadora ou como professora, pois todo educador tem esse papel dentro da sala de aula”, compartilha Eliene Maciel. “No cargo de coordenação ou direção, há uma ampliação desse leque, você está ali nesse processo com várias pessoas, seja com os pais, professores, coordenadores e com os demais colaboradores da instituição. Por isso, tento me inspirar naqueles que foram meus gestores, tanto quando estava na sala de aula quanto na coordenação, e eu trouxe tudo que pude extrair de melhor para a minha gestão. Uma gestão de escuta, uma gestão sensível, fazendo uma gestão com todos.”
Essa abordagem permeia todos os aspectos da vida escolar no CDVA, e se reflete especialmente no tripé de educação holística, que é a base do currículo e da cultura da escola. Esse tripé se sustenta em três pilares fundamentais: educação socioemocional, aprendizagem colaborativa e uma pedagogia baseada em projetos.
A educação socioemocional é integrada em todas as atividades curriculares e extracurriculares, visando não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o emocional e social dos alunos. Essa abordagem capacita os estudantes a lidar com desafios, gerenciar suas emoções e cultivar relacionamentos saudáveis.
A aprendizagem colaborativa é incentivada em todas as etapas do processo educacional. Os alunos são estimulados a trabalhar em equipe, a compartilhar conhecimentos e a resolver problemas juntos, preparando-os para um mundo onde a colaboração é essencial.
Por fim, a pedagogia baseada em projetos promove uma aprendizagem significativa e contextualizada. Os alunos são desafiados a investigar, criar e apresentar soluções para problemas do mundo real, o que não só fortalece seu entendimento dos conteúdos curriculares, mas também desenvolve habilidades essenciais, como pensamento crítico e criatividade.
Essa perspectiva de educação não se limita às quatro paredes da sala de aula. Ela permeia todos os aspectos da vida escolar, desde os momentos de recreio até as atividades extracurriculares, criando um ambiente rico em oportunidades de aprendizagem e crescimento pessoal.
Na família CDVA, uma gestão sensível aliada a um compromisso com uma educação holística é o que impulsiona o sucesso dos alunos e da comunidade escolar como um todo. É a base sobre a qual são construídos os alicerces para um futuro brilhante e promissor.