O Corpus Christi é uma das celebrações mais significativas do calendário litúrgico católico, destacando-se como um momento de profunda fé e devoção na comunidade cristã. Corpus Christi, que em latim significa “Corpo de Cristo”, celebra a Eucaristia, o sacramento central da fé católica. Instituída no século XIII, a festa é celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, relembrando o momento em que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia na Última Ceia.
Para o Pe. Felipe Costa, a celebração de Corpus Christi é uma ocasião especial para manifestar publicamente a fé e o amor na Santíssima Eucaristia. Ele explica: “É um dia que nós manifestamos publicamente nossa fé e o nosso amor na Santíssima Eucaristia. Como outrora o povo de Israel era alimentado com o maná, o pão que descia do céu, nós também continuamos sendo alimentados pelo verdadeiro pão do céu, corpo e sangue do Senhor no Altar, pão e vinho transformado em corpo e sangue, alimento para nossa fraqueza, alimento no caminho, sustento da Igreja.”
A importância da Eucaristia é destacada pelo sacerdote como um mistério de amor profundo: “A Igreja faz a Eucaristia, a Eucaristia faz a Igreja e é neste mistério de amor que nós encontramos o sentido máximo da nossa vida. Neste mistério de entrega e doação, nós compreendemos o quanto Deus nos ama, quis estar conosco e estar conosco até o fim na Santíssima Eucaristia.”
A celebração de Corpus Christi no CDVA representa mais do que uma tradição religiosa; é um momento de união comunitária e fortalecimento da fé. “A Eucaristia é um sinal de amor, é o memorial da sua entrega. Ali nós encontramos a força que necessitamos para continuar nosso caminho no deserto desta vida rumo à terra prometida, rumo ao céu, ao paraíso,” conclui o Pe. Felipe Costa, desejando a todos um feliz dia de Corpus Christi, cheio de fortalecimento e ânimo.