Pesquisar

Blog CDVA

III Feira dos Laboratórios de Ciências do CDVA: uma jornada de conhecimento e pesquisa

IMG_9939-1

Na terça-feira, 18 de junho, o Colégio Diocesano Valdemar Alcântara (CDVA) realizou a III Feira dos Laboratórios de Ciências. O evento reuniu alunos do Ensino Médio do Colégio para a apresentação de artigos científicos e estudos de caso. Destinado aos alunos dos demais segmentos do colégio e aberto ao público gratuitamente, a feira destacou-se como uma iniciativa de grande relevância na formação dos futuros universitários, incentivando a prática da pesquisa acadêmica desde cedo.

A feira faz parte da proposta pedagógica do CDVA, que visa uma educação holística fundamentada em três pilares essenciais: pedagogia baseada em projetos, educação socioambiental e estudo colaborativo. Esse enfoque busca não apenas a transmissão de conhecimento, mas também a formação integral dos alunos.

Alice da Silva, aluna da 3ª série, afirma que é a terceira vez que participa da Feira dos Laboratórios de Ciências. “Além dos laboratórios em si, onde aplicamos a teoria na prática, o que ajuda muito no nosso aprendizado, a feira nos torna protagonistas, fazendo com que busquemos conhecimento além da escola. Isso é especialmente útil no período de pré-vestibular, pois, ao desenvolver artigos científicos e pesquisas sobre temas das ciências da natureza, adquirimos uma base melhor para a faculdade.”

Os alunos Yago Sousa e Rheda Yasmin, da 2ª série, apresentaram um estudo sobre o “Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)”. Eles explicaram a escolha do tema: “O TDAH atrapalha bastante nos estudos, fazendo com que os alunos precisem ler várias vezes uma questão para compreendê-la. Trouxemos esse tema para a feira porque ele é frequentemente visto de forma superficial e não recebe a devida atenção. Esperamos que, ao trazer nossos relatos pessoais – eu, que não tomo medicação, e ele que toma – as pessoas possam entender melhor o transtorno e se inspirar a pesquisar mais, evitando a disseminação de informações falsas.”

O impacto da Feira, segundo a Professora de Biologia do CDVA, Dágyla Oliveira,  no aprendizado dos alunos é significativo: “Mesclamos estudo de caso, artigos e relatos de experiência. Os alunos do ensino médio vivenciam essa prática no laboratório e repassam o conhecimento para os estudantes da educação infantil e fundamental. A feira é crucial para o conhecimento de todos, ajudando em temas que podem ser cobrados em momentos como a prova do ENEM. Além disso, a feira funciona como uma forma de feedback para os professores.”

A III Feira dos Laboratórios de Ciências do CDVA reforça a importância da prática científica na educação básica, preparando os alunos não só para os desafios acadêmicos futuros, mas também para a vida, promovendo um aprendizado ativo e colaborativo.