Pesquisar

Nossa História

MAIS DE SEIS DÉCADAS DE TRADIÇÃO, QUALIDADE E COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO SERTÃO CENTRAL CEARENSE.

No ano de 1950, o até então pároco de Quixadá, Padre Luiz Braga Rocha, reuniu representantes da sociedade, com o objetivo de criar uma entidade para dar suporte a fundação e manutenção de um Ginásio para a juventude masculina. Em 1954, já funcionava o Ginásio Valdemar Alcântara (GVA), que recebeu esse nome por uma condição do doador, para homenagear a seu amigo que também era seu médico particular e que por muito tempo clinicou em Quixadá. Em 1960 foram conferidos certificados de conclusão à sua primeira turma do curso ginasial.

Em 1972, o Padre Vicente Gonçalves Albuquerque, pároco da Diocese de Campina Grande, assumiu o Ginásio Valdemar Alcântara. Padre Vicente angariou esforços para melhoria das instalações físicas, financeiras, de qualificação profissional, buscando parcerias junto ao Governo Federal, Estadual e Municipal. Fato de grande relevância e que influenciou positivamente a imagem da Instituição foi o acolhimento do público feminino.

Na década de 90, a direção do GVA passa sob o olhar do Padre Luiz Orlando de Lima, trazendo a modernização dos processos educacionais e do espaço físico, visando fortalecer no GVA a tarefa de educar com qualidade aumentando a credibilidade da comunidade quixadaense e cidades circunvizinhas. Com todo o sucesso do empreendimento educacional na cidade de Quixadá, foi fundado, no ano de 2001, uma segunda unidade do Ginásio Valdemar Alcântara, na cidade de Boa Viagem-CE. Em 2004, Dom Adélio Tomasi (na época, Bispo Diocesano de Quixadá), convidou o Padre Acúrcio Barros para dirigir a instituição.

Após um longo período de gestão exercida por Padres, as Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus assumiram esse compromisso. Diante das necessidades, no ano de 2006, houve alteração do nome, passando a ser chamado de Colégio Valdemar Alcântara (CVA). Além da mudança de nomenclatura, outra mudança foi a gestão institucional, que passou a ser das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS).

Entre os anos de 2012 e 2019, a escola foi conduzida por um leigo, o Sr. Renê Silva Barbosa, que fez suas contribuições na direção do Colégio Valdemar Alcântara. Em busca de um novo modelo de gestão, mais condizente com a missão institucional do Colégio Valdemar Alcântara, em julho de 2019, Eliene Maciel Araújo assumiu a Direção Geral e Yara Luíza Nobre de Sousa a Vice-Direção, com a participação ativa do Padre Pablo Anselmo, membro da Diretoria Executiva de sua Mantenedora, todos com o objetivo de executar processos de mudanças pedagógicas e administrativas de forma inovadora.

De imediato a proposta pedagógica foi ressignificada para um processo de aprendizagem alicerçado no desenvolvimento sócio- emocional, colaborativo e de projetos, trazendo impactos tão positivos que salta aos olhos de nossos professores que passam por uma formação contínua de metodologias direcionadas para a educação integral. A partir do ano de 2019 o Colégio Valdemar Alcântara estreitou seus laços com os gestores da UniCatólica iniciando um processo de Planejamento Estratégico coordenado pelo Superintende Executivo Cícero Félix da Silva.

Comumente encontramos gerações de famílias em que pais, filhos e avôs foram frutos deste espaço educacional. A história continuará sendo escrita, em novos tempos, novos espaços, novas oportunidades de aprendizagem. Suas características humanitárias e acolhedoras quebrarão as barreiras do tempo e das intempéries socioeconômicas. Esse é o CDVA que vai continuar levando educação, com foco no desenvolvimento da pessoa humana alicerçado nos princípios da igreja católica.